Imagem Diário Financeiro |
As taxas interbancárias na zona euro estão a descer há 20 sessões consecutivas nos prazos mais longos.
A Euribor a seis meses, que é a mais usada no cálculo dos juros no crédito à habitação, cedeu para 1,494%. No mesmo sentido, o prazo a doze meses diminuiu até aos 1,826%. Ambas as taxas caem de forma ininterrupta há 20 sessões. Para observar um ciclo de quedas tão longo é preciso recorrer a Setembro de 2009.
Também a Euribor a três meses, que serve de indicador do apetite por risco da banca, além de influenciar os juros dos certificados de aforro e o custo de financiamento de muitas empresas, recuou até aos 1,213%, acumulando 19 sessões de quedas consecutivas.
Os especialistas acreditam que há margem para estes indexantes continuarem a cair, aliviando a prestação da casa ao banco, até porque existe a expectativa de que o BCE possa voltar a cortar a taxa de juro de referência (refi) para a zona euro durante este ano.
Uma ‘poll' de 66 economistas mundiais realizada pela Reuters mostrou que a generalidade dos inquiridos acredita que o BCE vai cortar a taxa Refi para um novo mínimo histórico - 0,75% - já em Fevereiro ou em Março.
Sem comentários:
Enviar um comentário